2 de agosto de 2012

D.Gray-man


Género(s): Acção, Aventura, Magia, Shounen

Número de episódios: 103

Ano: de 03/10/2006 a 30/09/2008

Classificação pessoal: 10/10




Final do século XIX. A destruição do mundo está eminente. Esse é o objectivo do Sennen Hakushaku ou Conde do Milénio. O clã Noah aliou-se a ele porque partilha os mesmos objectivos. No entanto, os seus membros nunca foram registados na História, apesar de serem vistos na altura de grandes mudanças.


Allen Walker, o personagem principal, é um rapaz de 15 anos. É um exorcista, ou seja, luta contra os Akuma ou demónios, cuja origem são almas chamadas ao mundo dos vivos pelos entes queridos. Na verdade, funcionam como armas do Conde do Milénio: quando alguém sofre por causa da morte de uma pessoa amada, ele surge, diz boa tarde e transforma a tristeza daquele ser em esperança porque a vítima acaba por acreditar que basta chamar pelo nome do ente querido para o fazer regressar à vida. Contudo, essa alma penada acaba por matar aquele que o invoca e transformar-se num Akuma.

A vida de Allen está marcada por uma experiência semelhante, bastante peculiar: tendo sido abandonado pelos pais, foi adoptado por Mana Walker. Depois de este ter morrido, Allen, torturado pela dor e pelo sofrimento, cedeu à proposta do Conde do Milénio e Mana ressuscitou em forma de Akuma. O demónio amaldiçoou o seu filho e atacou-o no olho esquerdo, fazendo uma cicatriz - a marca dos demónios. Foi a partir desse momento que o braço esquerdo de Allen revelou ser uma arma anti-Akuma que, instintivamente, destruiu Mana. Por causa do choque de ter matado o pai que tanto amava, os seus cabelos tornaram-se brancos. Além disso, após esta tragédia, Allen consegue ver as almas sofredoras, presas dentro dos Akuma porque o olho amaldiçoado lho permite.

Innocence é a arma dos exorcistas. Esta substância divina dividiu-se em 109 fragmentos que se espalharam pelo mundo após o grande dilúvio. Quando um destes fragmentos encontra um escolhido, isto é, alguém compatível, adquire uma forma única e peculiar, passando a servir como arma contra o Conde do Milénio.

No início da história, Allen viaja para Inglaterra e junta-se à Kuro no Kyoudan ou Ordem Negra, liderada por Komui Lee. Nesta organização, vive-se um ambiente familiar e é lá que Allen conhece Lenalee Lee, irmã de Komui, Yu Kanda e Lavi, todos eles exorcistas, apesar de este último ser o futuro Bookman, cujo dever primordial é registar os acontecimentos. A missão daqueles que possuem a Innocence é eliminar o Conde do Milénio e derrotar os Akuma, purificando as suas almas, ou encontrar mais exorcistas.




Esta série, cuja história original é da autoria de Katsura Hoshino, está no topo das minhas preferidas. D.Gray-man define-se através do ambiente sombrio, dos demónios, das características das sociedades pós-Revolução Industrial, da magia e dos poderes sobrenaturais. Mas há mais: está carregada de simbolismo (talvez um dia faça um post sobre isso), assim como cercada por uma aura tanto mística como divina, pois os protagonistas são exorcistas - guerreiros ao serviço de Deus.

2 comentários:

shoottokill disse...

Olha escreveste sobre D-Grayman! =D Foi um dos mangas que mais gostámos, infelizmente não seguimos muito a animação.. (*cough* fillers *cough*)
Ainda andas a ler/ver? ;_; Começámos a discordar com o avanço da história nos arcos de história mais recentes...

Twinny disse...

Esta é uma das minhas séries preferidas. =D

Vi só a série animada (três vezes! xD).