28 de março de 2011

Obrigada, Anipop!


Anime? Música japonesa?




Antigamente estes eram dois fenómenos sobre os quais procurava nem sequer proferir uma palavra aos meus amigos. Não tinha a certeza se me gozariam ou se achariam que fosse infantil por ver os desenhos animados que passavam na televisão.

Posteriormente conheci outras pessoas que partilhavam gostos idênticos aos meus. Uma delas foi graças ao evento realizado entre o dia 28 e 30 de Outubro de 2005, no IPJ em Moscavide, re:anipop: foi a primeira vez de que me apercebi que havia tantos portugueses a interessar-se pela cultura japonesa, cada um à sua maneira.

Para além de ter estado a passar anime quase 24 horas por dia (Tsubasa Chronicle, Final Fantasy VII Advent Children, Gekijouban Naruto: Dai Katsugeki! Yuki Hime Ninpouchou Dattebayo!, Kamichu, Cutey Honey...), houve karaoke, workshop's de origami (arte de dobrar papel), de japonês (introdução à língua e aos silabários), de desenho e de fandubbing (consistia em dobrar uma película retirada de um filme de Sailor Moon, no entanto, devido a problemas técnicos, acabou por não se realizar na totalidade), concurso de cosplay, de videojogos e outro de cultura geral de anime chamado Otaku Mais Fraco (bem ao estilo d'O Elo Mais Fraco, que passou na televisão portuguesa).

Para quem não quis participar em nenhuma destas actividades, pôde comprar action figures, t-shirts, acessórios, artbooks, ver os desenhos expostos por fãs, falar com a equipa Shoot to Kill (http://shoottokill.wordpress.com/), conhecer outras pessoas... enfim, o que não faltou neste evento foi convívio e muito boa disposição, acompanhados de actividades muito divertidas.

Por todos estes motivos, mal pude esperar pelos dias 15, 16 e 17 de Setembro, que foi quando houve mais um evento organizado pela Anipop - AJACJ (Associação Juvenil de Animação e Cultura Japonesa).

0 comentários: