5 de novembro de 2010

Japão – O nosso abrigo nos dias gelados





É mesmo verdade. Se tivesse possibilidades económicas, não me importava nada de dar um saltinho ao Japão nos dias de Inverno, em que a temperatura máxima nem atinge os 10ºC. Isto porquê?

Na sociedade japonesa, é vulgar encontrar nas casas um kotatsu: uma mesa ligada à corrente eléctrica, encontrando-se, por baixo da sua superfície, um aquecedor. O facto de ser o centro da vida doméstica nos dias de Inverno tem a ver com a inexistência de aquecedores centrais na maioria das casas nipónicas. Além disso, serve tanto para refeições, como para ver televisão e conversar, sempre com as pernas quentinhas.

Para mostrar a importância de um kotatsu no dia-a-dia dos japoneses, posso descrever neste post a história do Kotatsuneko (“O gato Kotatsu”):

O Kotatsuneko é um fantasma gigante de um gato, que, há muito tempo, morreu congelado por ter sido expulso da casa dos seus donos num dia frio de Inverno. O espírito do gato quis vingar-se e jurou amaldiçoar as pessoas que se recusassem dar-lhe abrigo.

Como morreu congelado, sente-se atraído pelo calor. Também se sente atraído pelos kotatsu's porque os seus donos nunca o deixaram aproximar-se de um. Quando descobriu que um kotatsu libertava calor, ficou agradavelmente surpreendido.

O Kotatsuneko é simpático e reservado, e costuma sentar-se debaixo da mesa a beber chá e a petiscar taiyaki’s (panquecas com forma de peixe). Não aborrece ninguém, a não ser que o chateiem primeiro. Sendo um fantasma, tem poderes sobrenaturais incríveis e é imparável quando o irritam.

O motivo por que resolvi escrever sobre este assunto? Achei que pudesse ser um tema interessante para quem gosta da cultura japonesa.

De facto, o kotatsu é um objecto interessante e fora do comum para os ocidentais…

0 comentários: