5 de novembro de 2010

Final Fantasy X


Nome: Final Fantasy X

Plataforma: PlayStation 2

Empresa: Square Co., Ltd.

Género: Role-playing game (RPG)

Ano: 2001

Classificação pessoal: 8/10


...Sin está de volta. Há 10 anos atacara Spira, o mundo onde decorre toda a acção da história. Será que o High Summoner Braska, juntamente com os seus guardiães Auron e Jecht, fora mesmo capaz de o derrotar?...





Final Fantasy X conta a história de Tidus, um jovem proveniente de Zanarkand, jogador de blitzball, um desporto aquático. Aquando de um jogo dos Zanarkand Abes (a equipa a que pertence), Zanarkand é atacada por uma entidade poderosa e misteriosa, que suga Tidus, transportando-o para uma outra dimensão temporal. Já longe da sua terra natal, conhece Wakka (que também joga blitzball nos Besaid Aurochs), Lulu e Kimahri, guardiães de Yuna, uma summoner conceituada em Spira, pois é filha do grande Braska, de quem se diz ter um dia derrotado Sin. Mais tarde, Auron (que estivera igualmente em Zanarkand durante o ataque) e Rikku (uma rapariga Al Bhed) juntam-se ao grupo, cuja tarefa é proteger Yuna, para que ela siga as pegadas do seu pai, na missão de derrotar Sin e trazer a paz de novo a todos. De facto, Tidus também aceita ser um guardião, pois a única pista que tinha sobre onde estava era que Jecht, seu pai, tinha sido outrora guardião do pai de Yuna. Deste modo, os heróis percorrem terras, florestas e templos para que Yuna reúna todos os aeons, que lhe darão o poder de que necessita para proteger todas as pessoas do mal que as ameaça.

A maior parte das pessoas conhece este RPG. No entanto, não posso deixar passar um post com palavras específicas do enredo de um jogo sem antes explicar o seu significado. Quando me referi a summoner, estava a falar de personagens com a capacidade de invocar espíritos, ou aeons, de diversos elementos da Natureza, e de os utilizar em combate. Naturalmente, um High Summoner é um summoner de poder muito elevado. Uma outra expressão que devo especificar é Al Bhed, uma raça de indivíduos da dimensão para onde Tidus fora sugado, que até tem uma linguagem própria, que se pode ir desbloqueando ao longo da história.

Devo elogiar a banda sonora do jogo. O nosso amigo Uematsu Nobuo nunca nos deixa ficar mal no que diz respeito às bandas sonoras dos jogos Final Fantasy. Contudo, encontro uma particularidade no X em relação aos anteriores: a história é mais linear, apesar de os gráficos compensarem.

Certamente, ainda haveria infinitas coisas a dizer sobre este RPG, incluindo segredos muito bem camuflados. Mas agora, cabe a vocês experimentar, deliciar-se e descobrir tudo o que esta maravilha da SquareSoft tem para vos oferecer.

0 comentários: