5 de novembro de 2010

Anime Music Videos - AMV's




Foi quase há sete anos. Dei de caras, de repente, com este fenómeno. Bastou clicar no “iniciar”, prosseguir para “todos os programas” e lá estava: “Windows Movie Maker”. Um programa nunca antes seleccionado. Passava-me despercebido. Talvez porque nunca tivesse olhado para ele. Tive curiosidade. Bastou um simples clique.

“Capturar o vídeo”, “editar o filme”, “concluir o filme”, “sugestões para fazer um filme”… pareceu-me interessante.

Viciada em anime, não me faltava nada para pôr “mãos à obra”: importei para o programa uns vídeos que tinha tirado da Internet, dividi-os em sequências, acrescentei-lhes efeitos para modificar a imagem, liguei-as através de transições e fiz a montagem de acordo com a música escolhida. Nascia, no dia 29 de Janeiro de 2004, o meu primeiro AMV (anime music video).

Uma forma de arte? Como se caracteriza uma pessoa que se dedica a fazer anime music videos? Original, persistente e trabalhador. Diria que estes três adjectivos definem bem um artista em montagem e animação. Não sou, de perto, uma artista nesta matéria. Mas pretendo evoluir nesse caminho porque sei que há sempre algo de novo a aprender.

Sem pretender fazer qualquer tipo de publicidade, o site AnimeMusicVideos.org é um espaço inteiramente dedicado a este assunto, no qual se pode arranjar vídeos, montados por fãs de anime, de toda a espécie e feitio. Pode procurar-se por género, utilizador, série, jogo, música. Há de tudo para todos os gostos. Não custa tentar.

Se já são fãs desta arte, partilho convosco esta paixão. Se não, experimentem fazer o vosso próprio trabalho. Criem aquilo que não existe; tentem fazer o vosso ideal de vídeo. Se, ao princípio, não corresponder devidamente às vossas expectativas, façam outro. E mais outro. E por aí em diante. Mas nunca apaguem os vídeos anteriores: eles vão ser as pedras do caminho que vos poderá levar ao êxito e, afinal de contas, "recordar é viver".

0 comentários: